Orientações

O período que antecede a cirurgia é considerado por todos os especialistas em cirurgia bariátrica como a principal oportunidade para se obter o melhor resultado da cirurgia. Nele os pacientes devem:

  •  Obter o máximo de informação sobre os procedimentos.
  •  Conhecer outros pacientes que tenham sido operados.
  •  Conhecer as grandes benesses da cirurgia.
  •  Familiarizar-se também com as possíveis complicações.
  •  Fazer todos os exames.
  •  Ser avaliado e orientado por psicóloga e nutricionista.
  •  Ter uma noção básica do funcionamento das diferentes técnicas.
  •  Perder peso para diminuir os riscos da cirurgia.

Orientações Nutricionais: Para total sucesso de emagrecimento com a cirurgia é necessário ocorrer mudança de hábitos alimentares.

Essas mudanças alimentares devem ser “treinadas” já no pré-operatório, para que o candidato a cirurgia possa detectar quais são seus pontos fortes, ou seja, bons hábitos que já possui, e quais são suas deficiências e dificuldades a serem trabalhadas. Dessa maneira ele fica mais seguro e preparado para enfrentar as mudanças que virão, contribuindo para o sucesso total da cirurgia. Com as mudanças alimentares é esperado que se perca peso antes mesmo da cirurgia, contribuindo para melhores resultados no pós-operatório e confirmando que as mudanças estão ocorrendo efetivamente. Para se obter um bom emagrecimento e qualidade de vida o paciente deve aprender a comer devagar e com atenção, colocando pequenas porções de alimento na boca, desenvolvendo percepção de saciedade. A mastigação adequada é fundamental para qualquer pessoa que queira ter uma boa digestão, mas para quem quer operar ela é determinante.

A alimentação deve ser fracionada em pequenas refeições compostas de café da manhã, almoço e jantar com frutas entre essas refeições. No pré-operatório também são trabalhadas noções básicas de nutrição para que a pessoa seja capaz de fazer boas escolhas e associar emagrecimento com saúde, vitalidade de bem estar.  Resumindo, o foco no pré-operatório fica no desenvolvimento de uma mastigação eficaz e na capacitação para fazer boas escolhas alimentares do ponto de vista qualitativo, uma vez que a questão da quantidade de comida a cirurgia vai resolver. Orientações sobre o Hospitalização: Não se esqueça do jejum de 12 horas antes da cirurgia. Lembre-se: depois de tomar a medicação pré-anestésica não se levante do leito. A nutricionista irá ao hospital, no pós-operatório, orientá-lo sobre sua dieta. É muito importante que você caminhe tão logo o médico autorize, normalmente 12 horas após a cirurgia, para prevenir o acúmulo de gases e desconfortos, assim como para melhorar a circulação.

Neste período também, o paciente deve assinar que compreendeu todo o processo e que, se for o caso, está preparado para a cirurgia.