O curso de pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva é realizado pelo Instituto Jacques Perissat em parceria com a Universidade Positivo. O curso teve início em 2004 e já formou mais de 300 profissionais do Brasil e América Latina para a prática da videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. O curso tem como objetivo principal o ensino teórico-prático com enfoque no aprimoramento de técnicas videocirúrgicas em diversas especialidades. Para isso, utiliza de metodologia de ensino continuado, associando aulas práticas em animais, plataformas de treinamento, aulas teóricas em modernas salas e participação em cirurgias ao vivo. Ao aluno aprovado é fornecido um certificado de Pós-graduação Lato Sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva, emitido pela Universidade Positivo e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Público-alvo

Graduados em medicina, cirurgiões das áreas de Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo, Pediatria, Oncologia e Colorretal.

Estrutura do Curso

O formato do curso é de Pós-Graduação Lato Sensu, com carga horária de 460 horas-aula, distribuídas em 8 módulos de 3 dias.

Constituição dos módulos

Quintas e Sextas
Manhã – Aulas teóricas
Tarde – Cirurgias ao vivo

Sábados
Manhã – Aulas práticas
Tarde – Aulas práticas

 

Em cada um dos módulos, além do corpo docente do IJP, contamos com a participação das principais referências nacionais em cirurgia laparoscópica.


A Universidade Positivo, parceira do IJP, onde são realizadas as aulas teóricas e práticas, é considerada uma das melhores Universidades privadas do país e conta com um dos mais modernos e bem equipados centro cirúrgico experimental.

Corpo Docente

IJP
Christiano M. P. Claus
Daniellson Dimbarre
Giorgio Baretta
Marcelo P. Loureiro

Professores convidados
André Brandalise/ SP
Aníbal Branco/ PR
Eduardo Bonin/ PR
Gustavo L. Carvalho/ PE
Leandro T. Cavazzola/ RS
Marco Aurélio Raeder da Costa/ PR
Mauro Pinho/ SC
Nertan Tefilli/ PR
Paulo César B. Boscardim/ PR
Reitan Ribeiro/ PR

Certificação

Receberão certificados de Especialista (conforme RESOLUÇÃO 01/07 do CNE de 08/06/07) os participantes que conseguirem aprovação em todas as disciplinas/módulos do curso (mínimo: conceito C) e obtiverem frequência mínima de 75% em cada módulo.